Por que devemos ingerir fibras - Emagrecer Consciente

Por que devemos ingerir fibras

934087_665169776833203_1539322833_n ( Por que devemos comer fibras)Embora as fibras não tenham valor nutritivo nem energético, são imprescindíveis à dieta. Os alimentos com fibras dão a sensação de saciedade, ajudam na perda de peso e desempenham importante papel na manutenção da saúde. Por aumentar o volume das fezes (bolo fecal), facilitam a passagem dos resíduos pelo intestino. Também absorve água, o que amolece as fezes.

Existem 2 tipos de fibras: as solúveis e insolúveis, cada uma com funções diferentes. As insolúveis aumentam o peso e maciez do bolo fecal contribuindo para o aumento do peristaltismo dos cólons e uma maior frequência nas evacuações acelerando assim o trânsito intestinal, por isso elas estão relacionadas à prevenção de prisão de ventre e de doenças como diverticulite e câncer de cólon, são encontradas nos cereais (farelos de um modo geral), hortaliças, frutas (especialmente nas cascas) e leguminosas.

As solúveis são responsáveis pelo aumento da saciedade, melhora do funcionamento do intestino. São encontrados principalmente em alimentos como aveia, cevada, frutas cítricas (bagaço), maçã (casca), goiaba e em certas gomas e mucilagens (goma guar, goma acácia, entre outras), muito utilizadas na indústria de alimentos  como espessantes e fontes de fibras. Este tipo de fibra atua principalmente na parte superior do trato gastrointestinal, mais especificamente no estômago e no intestino delgado, onde a digestão e absorção dos nutrientes. A ação dessas fibras nesses dois órgãos promove vários efeitos:

a – Atraso do esvaziamento do estômago ( promove saciedade por mais tempo = o que é importante no tratamento da obesidade );

b – Atraso da absorção de nutrientes como a glicose ( promove  menor elevação da taxa de glicose no sangue = importante no tratamento do diabetes );

c – Aumento da excreção de ácidos biliares ( promove menor absorção do colesterol = importante no tratamento de doenças cardiovasculares.

BENEFÍCIOS DO CONSUMO DE FIBRA

Lipídios

  • Redução do colesterol total
  • Redução do LDL colesterol (mau colesterol)
  • Aumento do HDL colesterol (bom colesterol)
  • Redução dos triglicerídeos

Glicose

  • Redução da hiperglicemia (controle do diabetes)
  • Aumento da sensibilidade do músculo à insulina

Pressão sanguínea

  • Redução da pressão sistólica e diastólica

Controle de peso

  • Redução da ingestão de energia e gorduras
  • Aumento da sensação de saciedade
  • Alguma perda da energia consumida

Problemas intestinais

  • Alívio da prisão de ventre
  • Prevenção de doenças como diverticulite, câncer de cólon e síndrome do intestino irritado.

Dicas para enriquecer sua alimentação com fibras

Existem várias formas de você obter uma quantidade maior de fibra na sua alimentação do dia a dia, veja algumas:

  • Consuma várias porções de frutas ao dia. Dê preferência à fruta inteira em vez do suco. E para obter uma maior quantidade de fibras procure comê-las com casca e bagaço, se for possível;
  • Aumente o seu consumo de cereais e leguminosas. Selecione cereais integrais ou produtos à base dos mesmos, em lugar de cereais refinados. Para obter uma maior quantidade de fibras, procure adicionar farelos de trigo, aveia, arroz, etc no preparo de bolos, sopas e vitaminas;
  • Aumente o consumo de hortaliças. Uma dica é adicionar farelo de talos e folhas no preparo de sopas, refogados, bolinhos, etc;
  • No lanche das crianças, substitua doces e frituras por frutas frescas;
  • Nas refeições em restaurantes, inclua verduras e saladas e peça frutas como sobremesa.

As nutricionistas, parceiras do Emagrecer Consciente, sempre reforçam a importância da ingestão de fibras e realizam a orientação adequada para cada paciente. Entre em contato.

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