Autoimagem - Emagrecer Consciente

Autoimagem

foto- auto imagemA autoimagem é o conjunto de ideias, conceitos, opiniões e imagens que alguém tem de si mesmo, como também a imagem que supõe projetar para os outros.

A aquisição da autoimagem se dá por aprendizagem. Ao interagir com as pessoas que lhe são importantes a criança recebe retorno verbal e não verbal que reforça suas particularidades. A avaliação que faz de si surge a partir da avaliação que os outros fazem dela.

A imagem que um indivíduo tem de si determina importantes aspectos de seu comportamento frente aos outros com que se relaciona. Pessoas com autoestima depreciativa tendem a formar mecanismos de defesa para diminuir seu sofrimento psíquico, como: buscar intensamente a aprovação alheia, competir nos mais variados contextos para reverter sua autoimagem depreciativa, esquivar-se de interações sociais ou situações novas para não ver sua autoimagem negativa reforçada, esconder erros e assumir posturas artificiais.

Pessoas com autoimagem distorcida para mais, tendem a ser presunçosos, não avaliam corretamente seus próprios erros e são predispostas a personalizar, excessivamente, tudo o que fazem, tomam a si como medida de tudo.

Uma pessoa com autoestima realista está mais apta para um bom relacionamento humano, pois seu comportamento é coerente com a ideia que faz de si, o que lhe permite uma autoconsciência mais precisa e assim corrigir seus erros e ter satisfação com as conquistas.

Em nossa sociedade, onde vivemos a cultura da aparência, a beleza adquire conotação de aceitação e de rejeição. Não ser bela equivale a ser rejeitada. Buscar a beleza é buscar também aceitação. Quando a criança pergunta se é bonita está solicitando aprovação do adulto. Quando não obtêm êxito na construção de uma autoimagem pode generalizar essa inadequação para outras áreas de sua vida. E…Tudo começa na infância.

Uma das abordagens realizada no tratamento proposto pelo Emagrecer Consciente. Entre em contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>